Leis que norteiam a Educação Inclusiva no Brasil:
• Resolução Nº 4, de 2 de outubro de
2009, que institui diretrizes
operacionais para o atendimento educacional especializado na educação
básica, modalidade educação especial.
• Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da
Educação Inclusiva, documento elaborado pelo Grupo de Trabalho
nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº
948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008.
• Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a
educação especial, o atendimento educacional especializado e outras
providências.
operacionais para o atendimento educacional especializado na educação
básica, modalidade educação especial.
• Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da
Educação Inclusiva, documento elaborado pelo Grupo de Trabalho
nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº
948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008.
• Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a
educação especial, o atendimento educacional especializado e outras
providências.
Inclusão na Educação
O texto Integração X Inclusão: Escola(de
qualidade) para todos de Maria Tereza Eglêr Mantoan fomenta no leitor uma
forte reflexão sobre as diferenças sensíveis dos conceitos de integração e
inclusão. Há ainda hoje uma confusão nos conceitos, mas ficou nítido a maior
abrangência conceitual da inclusão. Remete ainda a uma mudança na prática
educacional, pois os educandos têm o direito de ser respeitado em suas
individualidades mesmo que para tal seja necessário adaptações específicas ao
indivíduo. O Mantoan nos convida em seu texto a se quebrar o paradigma de que para oferecer
um atendimento especializado, tem de
isolar o indivíduo. É justamente na troca nos mais diversos ambientes que o
indivíduo melhor se desenvolve. Conforme menciona Forest(1987),as crianças se
desenvolvem, aprendem e evoluem melhor em um ambiente rico e variado. A escola
não pode ficar de ausente de suas responsabilidade e segregar ,não será mais
possível tampouco a idéia de impor uma
inclusão é admissível. A inclusão deve ser o resultado de consciências
evoluídas.
Leia o Texto na íntegra de Maria Tereza Eglêr Mantoan Universidade Estadual de Campinas:Integração X Inclusão.
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Cláudia,
ResponderExcluirVisitei seu blog, como também assisti ao vídeo postado. Fica evidente que a inclusão é possível (em algumas realidades).
Parabéns! Roseane Raposo