Realizar entrevistas de anamnese com a família do estudante com
necessidades especiais afim de aprofundar o conhecimento sobre o mesmo e
realizar alguns encaminhamentos que se façam necessários, geralmente para
tratamentos específicos com equipe interdisciplinar.
Realizar avaliações psicopedagógicas nos alunos, com o intuito
de reconhecer as habilidades e conhecimentos já assimilados pelo aluno. Bem
como, as necessidades existentes no educando afim de que a partir de um
trabalho exclusivo para cada aluno algumas das barreiras que impedem o conhecimento,
mobilidade, etc., sejam vencidas. Para tanto é essencial a elaboração,
construção, produção de materiais, organização do serviço e dos recursos
pedagógicos e de acessibilidade para minimizar as dificuldades encontradas no
aluno.
A elaboração do plano do AEE é fundamental para o trabalho
fluir com métodos e técnicas. O docente estuda uma maneira de desenvolver as potencialidades
de cada aluno e pormenoriza quais são as
ferramentas essenciais para se implementar tal tarefa. Se o que dispomos não é
suficiente, então produzimos matérias e auxiliamos aos professores de ensino
regular que não conseguem trabalhar com
o aluno conteúdos de seu livro didático.
Também pleiteamos a chegada de novos equipamentos e ou tecnologias assistivas.
A execução do plano de AEE não é mais importante que o
acompanhamento e análise de sua funcionalidade. Se há evoluções significativas
do educando; se é necessário construir um novo plano; se escolhemos as melhores ferramentas; enfim, o plano do AEE
assim como a prática docente seguem um roteiro dinâmico e não estático.
O estudo de caso também configura uma das principais tarefas
do Professor do AEE e sua importância se deve, ao meu ver , por ser a
culminância entre as diversas etapas de nossa práxis contextualizada. O nosso
estudo de caso pode sofrer evoluções, à medida que nosso trabalho também
evolui. Mas é a partir dessa consciência viva e escrita do que fizemos com o
aluno durante um ano que podemos ampliar nossas fronteiras e sairmos da
mesmice.
O professor do AEE promove interlocução entre a família, a
comunidade escolar, a equipe interdisciplinar, além dele próprio com o aluno e
do aluno com aluno. Sempre visando um
maior desenvolvimento e autonomia do seu aluno.
Oi Claudinha!! Adoro sua visão sobre os temas!!
ResponderExcluirAdorei suas colocações, principalmente na questão da importância do docente estudar uma maneira de desenvolver as potencialidades do aluno e a visão de que plano do AEE, assim como a aprendizagem, é um processo dinâmico.