terça-feira, 8 de outubro de 2013

JOGO PARA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS PRÉ-ESCOLARES



Facilita a discriminação de peso, tamanho, cor, forma, dentre outros. Confeccionado para um grupo de alunos da pré-escola que apresentava
deficiência física. Propicia uma grande variedade de atividades tais como: separação de formas, identificação de cores, aquisição de noções de peso,
massa e volume. 


Descrição:
Este jogo é composto por uma caixa medindo 1 m e 30 cm de comprimento, 60cm de largura e 15 cm de altura. A caixa possui uma divisória que pode ser retirada. Fazem parte do jogo peças coloridas em forma de esferas e cubos, de
diversos tamanhos, confeccionadas com madeira, isopor ou borracha. Esses materiais conferem diferentes texturas e diferentes pesos.

Minha Escolha:
Ao pesquisar jogos e atividades que podemos trabalhar com alunos Deficientes Intelectuais encontrei esse jogo que, apesar das indicações de quem o idealizou e adaptou ser para Deficientes Físicos eu como Educadora e mãe sei que esse é um jogo para muito mais abrangência que a citada, pois trabalha conceitos de forma concreta e a partir dessa aquisição é muito mais fácil abstrair os conceitos.

Como utilizar: 
A docente apresenta cada item que contém na caixa com um exemplar que a mesma possua. Solicitando que seu aluno localize o item apresentado em sua caixa.
O jogo promove atenção, memorização, formação de conceitos e discriminações de formas, tamanhos, cores, etc.

Criação, adaptação e confecção:
Márcia Borba, Eduardo José Manzini,
Edson Luis Manzini.

Fonte: Laboratório de Educação Especial “Prof. Ernani Vidon”, Unesp,
Marília, SP.




MANZINI, Eduardo José; SANTOS, Maria Carmem Fidalgo. Portal de ajudas técnicas para educação Equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS, 
RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS, Secretaria deEducação Especial - Brasília: MEC: SEESP, 2002, fascículo 1.56p.: il.






2 comentários:

  1. Muito boa sua indicação do jogo, além de trabalhar a discriminação visual das cores de forma lúdica, contribui com a aquisição de outros conceitos fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Boa dica Cláudia! Muito bom para aquisição de diversos conceitos e desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos.

    ResponderExcluir